sábado, 27 de dezembro de 2008

2008 O que foi e o que ficou - 2009 cá te espero



Pensando em 2008 penso essencialmente em trabalho, meio triste mas é verdade.


Conclusão do Estágio Profissional que tantas horas de convívio me tirou dos amigos e da família, mas teve sem dúvida o seu saldo positivo pela dupla maravilha com que tive o prazer de realizar este estágio, Hélia e Luís;

Foi um ano de amadurecimento, de enriquecimento, de me encontrar, de me libertar e me perceber melhor quem sou, o que quero e para onde quero ir, e aqui obviamente, já tem pouco a ver com o trabalho, mas também.


Não conheci efectivamente muitas pessoas mas há uma que jamais esquecerei por tudo que me ajudou, pela sua dignidade, pela sua coragem e lealdade (lealdade não a mim mas aos seus princípios, à sua conduta, às suas convicções), o que fará dela sempre um exemplo a seguir na minha vida e da qual sinto um enorme orgulho em poder ter privado.


Foi o ano em que voltei a ter a minha amiga Lipa de volta, sã e salva, e que melhor que isso tudo vai me dar um "sobrinho", está feliz e isso para mim é muito importante. As minhas amigas são o meu porto seguro, o porto de abrigo é cá em casa mesmo, pelo menos para já. A minha Ju já sorri novamente, a Hélia encontrou o seu principe e está feliz, a Liseta anunciou casório, minha mana idem, a Di já é médica e trata bem de nós, bem efectivamente foi bom em todos estes aspectos.


Tudo que não prestou já acabou, deixamos para trás e 2009 que nos aguarde pois como diz a Ju, em 2009 é que vai ser :D

O Sócrates e outros que tais que se cuidem que tenho um núcleo de beldades (Homens e Mulheres) que basa já desta terrinha chamada Portugal e aposto que nos reconhecem valor lá fora. Propostas começam a surgir e não se cuidem não que ficam só com os subsídio dependentes e os esmifras e depois quero ver como é que dão cabo do défice e destas pragas que eles mesmos semearam......

13 comentários:

Guilherme Faro disse...

Aninha, esse seu texto é mais um sinal de que você amadureceu e muito rápido. Ha uma grande diferença entre as Aninhas de fevereiro desse ano pra de agora.
Você tem um mundo pela frente só esperando você desbravá-lo. Você tem um conjunto de virtudes que faz com que as pessoas te admirem e te desejem por perto. Hoje eu vejo uma Aninha pronta pra domar as rédias de sua própria vida em todos os aspectos.

beijo brasileiro. :)

Nasci Maria disse...

Rápido "meu" brasuca querido!!
Já não era sem tempo, sabes que quando estiveste comigo em Janeiro estava naquela fase com o pé meio fora meio dentro do "abismo" e como eu sou danada de teimosa, consegui, e melhor ainda saí vencedora como sempre, em relação a todos(as) que tentam me empurrar, porque tudo que está à minha volta (Família, Amigos) é absolutamente fantástico como sabes. E desde que vocês resolveram nos encontrar ficou melhor mil vezes.

A vida e tudo que me tem acontecido obriga a esse amadurecimento, caso contrário seria uma grande besta e não me considero. Acho que até sou meio espertinha :D
Como tal é tipo Vinho do Porto, quanto mais velho melhor sabe (expressão portuguesa, não sei se conheces), e então agora da forma que me estou a sentir, sinto-me tipo o degustar de um cálice de vinho do porto com um pastel de belem :D

beijo português :)

Ah e quando mandares as fotos de angra deste ano por favor faz antes uma foto-montagem e "mete-me" lá no meio para eu ganhar coragem para poupar todos os trocados e ir no próximo ano sem falta passar o ano com vocês, cheia de calor, mar, praia, sol e não este frio do Norte de Portugal que congela tudo que consigas imaginar caso não se use a verdadeira ceroula ihihihihhi

Guilherme Faro disse...

Agora, sim, você vai conseguir o que sempre quis. (Você sabe do que estou falando).
Já dizia um provérbio popular daqui do Brasil; "sorte é estar preparado para quando a chance chegar.". Você está preparada.
beijo grande

O ovo estrelado disse...

...em nome dos esmifras e desperados que aqui continuam firmes e lutadores...venho aqui depositar uma âncora de esperança para o Ano de 2009! E como dizia o velho ditado dos lobos do mar, o capitão é sempre o último a abandonaro navio,logo a seguir aos ratos!por outras palavras...o navio parece afundar mas temos esperança que continue a navegar!

post scriptum:...Almada Negreiros disse um dia que a esperança é "sonhar bom para diante"!

NOTA:...10 anos!a minha maneira de escrever é que engana!!!já agora qual a idade que davas ao ovo!?...olha que ainda não sou avô!!

Nasci Maria disse...

Ok como pediste usando a palavra "esperança" não deixarei ficar mal ninguém e não abandonarei isto assim. Serei das últimas a abandonar este navio à deriva :D

Quanto à tua idade tenho que admitir que és capaz de ficar zangado, mas pela forma como descrevias as tuas vindas cá ao Norte (café Central, ler o jornal e tal, fazer os churrascos....), como escreves e como sabes de história e datas, pela pessoa informada que és... sei lá, dá a sensação que efectivamente se não tens netos não devias andar lá muito longe :)

Fico feliz por saber que ainda há efectivamente uns quantos da geração rasca, à rasca e enrascados que se aproveitam.

Tenho conhecido uns trintas muito muito interessantes, não muitos e tenho que admitir que só dos 35 para cima :) aí sim acho que vocês Homens começam a parar a pensar com mais serenidade nas coisas importantes. Infelizmente acho que a raça macho anda a ficar um tanto deprimente, deve ser culpa do mulherio, mas tal como em tudo na vida não podemos rotular e meter as pessoas sejam Homens ou Mulheres todos no mesmo saco. Graças a Deus!!!!

Ainda há esperança ihihhihi

O ovo estrelado disse...

...avô!!?good evens!...ok! passo a ir mais vezes às Delícias do Minho (têm lá uns bolos fabulosos e as moças são muito simpáticas!!) já agora sra. jovenzinha onde é que a malta jovem toma café!? Não me vais dizer que é no Clube Náutico!?...só tenho pena é que não haja um wi-fi hotspot por exemplo na Praça de Camões durante o Verão, senão até levava o portátil!...aliás Ponte de Lima está a necessitar de uma injecção de juventude! por exmplo, a câmara devia dar benefícios aos jovens casais/ou nem por isso que queiram fixar-se no centro da vila! Devia haver animação de rua no Verão, or exemplo, para o turismo era interessante por exemplo figuramntes com trajes tradicionais! E que tal uma Feira Medieval no Verão quando há mais turistas!?Outro exemplo, uma feira de Antiguidades trimestral!?Cá em Lisboa existem várias, geralmente em pequenos espaços ao sábado ou ao domingo!? Artesanato talvez, mas já existem várias lojas aí ao longo do Passeio 25 de Abril!? Uma coisa que por exemplo não sei se existe é um roteiro gastronómico durante pelo menos uma semana por ano. Nós cá em casa somos frequentadores assíduos das Semanas Gastronómica do Borrego e do Porco no Alentejo! E não me importo de andar quse 200 km para poder saborear boa comida...aí têm imensas iguarias e bons restaurantes que importa divulgar...estas semanas costuma decorre nos meses de Fev/Mar, época baixa da restauração!

oh! Campelo acorda pá! vê se fazes alguma coisa!

"se alguém fizer mal às pessoas que de qualquer parte concorram à feira, tanto na ida como na volta, pague 60 soldos." in Foral de D. Teresa (1125)

Nasci Maria disse...

Bem não poderia estar mais de acordo contigo. Estou farta de dizer isso mas como já te disse a minha voz é pouco audível por estas bandas e olha que tenho um tipo de voz bem à Ana Carolina :)

Quanto aos locais onde se toma café por cá, para tipos da tua idade acho que o SA ainda funciona bem, eu é que não gosto muito. Sou frequentadora de locais mais recatados. Segundo aqui existe uma coisa chamada falta de divulgação, o Campelo devia despedir o relações públicas. Não sei se sabes temos um teatro lindooooo, como poucos por aí. O nosso belo largo de camões todos os anos no verão sobre de uma deprimência brutal, deve pensar que o povo só gosta de rancho. Em Guimarães, minha cidade de formação académica, tem o problema de não ter rio (limpo) nem mar, mas vais lá no verão e aquelas praças estão cheias, com teatro de rua, cinema ao ar livre, concertos fantásticos, tipo Adriana Calcanhoto entre muitos outros que já lá vi, pois continuo a lá ir. Aqui quando existe algo interessante ou é porque é bem divulgado pelo artista que cá vem ou então já passou e ninguém deu por nada. Temos de 15 em 15 dias aos domingos a feira de antiguidades na monumental avenida dos plátanos, temos pelo menos uma vez por ano a semana do sarrabulho, ou dia agora não me recordo bem. Quanto aos incentivos o fulano deve pensar que somos parvos, baixou nos impostos uns 10% para quem cá quisesse viver, só que aqui, quando vais a ver o preço das casas ou apartamentos e comparas com braga, vila verde ou mesmo viana do castelo os preços são uns 50mil€ a mais em média. Quer uma vila de elites, onde só turistas é que investem pelos seus belos jardins e sossego, a malta de cá não interessa para nada. Tenho n de amigos com enorme potencial que, ao contrário de mim, "cortaram de vez" com o cordão umbilical e fizeram-se à vida daqui para fora. Muitos mesmo!
Enfim, é o que temos. Mas como já diz a minha mãe nem sei há quanto tempo "a nossa terra é madrasta".
Somos bons e simpáticos para os de fora. Ou pertences à elite, tens brasão roto mas brasão à porta de casa, ou pertences a algum partido destes que já ninguém crê em nada nem ninguém (triste ainda pela observação do Presidente da República hoje nas notícias), ou não tens qualquer valor aqui para a terra. Não devo ir para longe porque adoro isto e a minha família, mas não sei ainda onde irei fixar as raízes. Até porque como professora, mesmo já não sendo assim tão jovem, não dá para fixar nada em lado nenhum.

Podes sempre ver os programas da nossa Câmara, tem o link no meu blogue.

Ah e não te ofendas com a do quase avô, acredita que deves ver isto, vindo de mim, mais como um elogio do que uma ofensa. É sinal que é infelizmente já pouco se observam formas de pensar como a tua nessas idades. Não sei se tens noção mas grande parte dos pais dos meus meninos são da tua idade ou mais novos. ;)

O ovo estrelado disse...

...e eu que tenho uma casa com vista maravilhosa ai no alto do Monte, deserta 98% do ano!!... Guimarães sim!!!:) http://oovoestrelado.blogspot.com/2008/08/em-brasa.html

...diz à tua mãe que a terra pode ser "madrasta", mas é a mais linda do Mundo!...e as gentes as mais simpáticas e trabalhadoras!

...preços das casas! eu reparei quando em Agosto último andei a espreitar a ERA ai em Ponte só te digo que me ri (sorriso amarelo), o m2 está quase tão mais caro como aqui em Cascais!!

...não te preocupes tenho aqui em casa dois pestinhas que também me vêm com um velho!! já estou habituado...vecchio ma non troppo

..olha vou deixar um instantâneo da vista da minha casa aí em cima!

...boas leituras nocturnas!

Nasci Maria disse...

Pois estamos de acordo mais uma vez. E já tinha lido esse texto e comentado.
Adorava poder ler algo interessante mas ando aqui à nora para tentar explicar da forma mais simples possível aos meus meninos que são colocados em cursos CEF (já disse que gosto muito deles) mas que efectivamente vieram lá parar porque até se baldaram e têm algumas (muitas) dificuldades, como se procede ao endereçamento de um IP e respectivas máscaras de rede, resumidamente como é que a informação passa de um computador para outro, seja através de uma LAN seja na rede das redes, Internet, o que é algo que confesso que até para mim mesma (Mulher) é algo que me causa uma certa espécie.....A sorte é que tive um bom professor a Sistemas Distribuídos, Adriano Moreira, a quem agradeço hoje e a todos os meus anjinhos por ter ido direitinho às aulas dele. No entanto explicar algo tão abstracto, pelo menos para mim, algo tipo como é que as lâmpadas dão luz :) isto mexe um pouco com os meus neurónios e não sou loira, daí isto da informática e das TIC ser algo muito mais complexo do que parece.
Como é que se explica uma coisa que não é simples de forma simples?
Isso dá muito trabalho. Ando pelo menos há três dias a estudar a melhor forma de poder passar-lhes esta informação. O tal trabalho que ninguém vê um professor fazer.
Certas pessoas pensam que somos um pouco tipo professores de Ed. Física que andam a divertir meninos a jogar nos computadores. Não que tenha algo contra eles, profs. Ed. Física, muito pelo contrário, pois apesar de andar um pouco dada à preguiça sempre pratiquei desporto, inclusive andei sempre no Desporto Escolar. Um dos meus ícones e ídolos do que é ser professor é de Educação Física, o nosso mister do voleibol de desporto escolar Prof. Victor Araújo que ainda hoje já reformado continua a ir buscar e levar meninos para praticar desporto, ia buscar-nos a casa, levava-nos e ainda nos dava toda a sua alegria, boa disposição e energia nas viagens nos seus belos carros sempre a cair de podre mas divertidíssimos, aquilo era tipo concurso a ver quantas mais cabíamos lá dentro para fazer menos viagem. Aquelas aventuras que nunca mais esqueceremos. Nenhuma de nós que teve a sorte de privar com ele, e hoje não se pode fazer isso com os alunos senão ai Jesus. Sim porque muitas destas coisas, senão todas que ele organizava saiam do bolso dele. Agora tudo tem preço, mas também confesso que éramos alunos diferentes, com pais diferentes.

E esta terra por ser Madrasta, linda e sedutora é que cativa os mais sensíveis :D
Tu referes mais o Largo de Camões, mas eu sem dúvida prefiro ver a vila do lado do Arnado e passear naqueles trilhos que vão dar a um lugar óptimo para reflectir, não sei se tenho foto, se tiver disponibilizarei em breve. (Vê lá bem que nem coragem tive de ir ver como aquilo ficou depois de arder o bar)

É giro nesse teu texto, que mais uma vez repito não me lembrar, eu agora ter tocado quer em Ponte de Lima quer em Guimarães.

Espero bem quando tiver mais dez anos já poder também escrever que tenho a minha casa de praia, porque vivo no campo e adoro o Mar, o Sol. E ter o meu recanto também com piscina e tal no campo, mas da forma que isto vai não sei não.
Fé e Esperança são as palavras de ordem.

Nota: quando disse há pouco Mulher ≠ Computador é que efectivamente há coisas e isso nota-se também já nas minhas aulas que os meninos gostam mais que as meninas. As meninas lidam melhor com o software e parte gráfica e os meninos com tudo que diga respeito à máquina, à programação, aos zeros e uns.
Isso era muito nítido na Universidade e nesse aspecto nada mudou, pelo menos na maioria. Deve ter a ver com sermos muito mais práticas e lógicas.

Anónimo disse...

O mundo virtual é pequeno!
Parabens pelos 9 meses de existência deste teu espaço.
2008 foi concerteza para a nossa "ordem" um ano de Doidos Devaneios. Mas todos juntos 2009 será concerteza um ano de Devaneios Doidos. Tudo de Bom
"Bronzeado" Moreno

Nasci Maria disse...

Hummmmm!!!!!!!!!!!!!!!!

"Bronzeado" Moreno só conheço um....

Obrigada pelo comentário, pois se não estou enganada até foi em conjunto contigo que me nasceu este bicho chamado blogue, em conjunto com outros colegas claro.

Os devaneios já são de nascença, defeito de fábrica.

Tudo de bom também para ti. Pelo menos aqui podemos falar sem ninguém ficar a olhar de lado, pelo menos que eu veja para não me arrepiar.

Felicidades e Excelente 2009!

Agora cá para nós, esse apelido é um máximo :)
Até porque se um moreno é mais giro que um branquela um bronzeado é demais. E se não tou mesmo enganada apesar de Moreno e não Bronzeado pareces digno de um Excelente ou Muito Bom :D só gostava era de ser mais caladinha como tu :D

Aos poucos aprendo....mas tá no sangue, posso acalmar mas perder aquela coisa chamada de coração na boca deve ser difícil, paciência!!!

Também não busco compreensão de quem não a merece, acho que sei que sabes do que falo.


Os meus Devaneios continuarão a ser Doidos, mas não me parece que esteja com vontade de entrar em Devaneios Loucos que é o que nos querem tornar.

Tudo de bom!

O ovo estrelado disse...

...bom dia ainda com ramelas e sem pequeno almoço e sem duche:

http://www.cei-esas.com.pt/ShowArticle.aspx?ID=102&AspxAutoDetectCookieSupport=1#descricao

http://www.mocho.pt/search/local.php?info=local/fisica/8ano/electricidade/textos/f_l.info

http://videos.sapo.pt/iNHeRuOJCtGRoP5mAnoz

http://www.youtube.com/watch?v=4mVZG_UVxQg
http://www.youtube.com/watch?v=_hl15x3Mi7Y
http://www.youtube.com/watch?v=EJeAuQ7pkpc

talvez isto ajude!! quanto aos IP LAN E WLAN e afins, confesso que sou loira nessa matéria!! tenho aqui instalada uma rede WI-FI encriptada e já me dou por contente!!...

Nasci Maria disse...

Só tu para me fazeres rir a estas horas. Obrigada fiquei a saber um pouco melhor disto a que às lâmpadas diz respeito.

Boas entradas e um Excelente 2009!