domingo, 10 de janeiro de 2010

Sempre a aprender

Sexta feira, aquando da minha visita a Sagres, em conversa com a D. Ascensão, fiquei a conhecer algo que desconhecia mas que achei muito curioso. As chamadas profecias de Bandarra. Esta conversa veio porque fiquei a saber entre outras coisas que a zona onde hoje habito em Lagos não era ria como me havia sido dito mas ainda pertencente ao mar. Daí noutro dia o meu carro quase ficar numa piscina em pleno asfalto. Agora percebo porque no final do verão via a ria encher-se de barro fruto das obras do futuro parque de estacionamento.

Andei a investigar porque achei giro algumas das profecias que ela enumerou, que pelos vistos seu pai lhe dizia muita vezes, o Senhor Feliz.

Assim, Bandarra segundo o que encontrei, era GONÇALO ANES, Sapateiro de Trancoso, trovador, profeta: 1500? - 1556 (http://www.vidaslusofonas.pt/bandarra.htm)

Entre muitas outras podem ver esta como exemplo:

"Vejo o mundo em perigo,

Vejo gentes contra gentes;
Já a terra não dá sementes,
Senão favacas por trigo
Já não há nenhum amigo,
Nenhum tem o ventre são,
Somos já vento soão,
Que não tem nenhum abrigo..."

Bandarra

Fernando Pessoa, sobre o Bandarra

"Sonhava, anónimo e disperso,

O Império por Deus mesmo visto,
Confuso como o Universo
E plebeu como Jesus Cristo.
Não foi nem santo nem herói,
Mas Deus sagrou com Seu sinal
Este, cujo coração foi
Não português, mas Portugal. "

http://www.gutenberg.org/files/20581/20581-8.txt

http://www.gutenberg.org/files/21545/21545-8.txt
(para quem quiser ver mais alguma coisa)

Sem comentários: