segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Obrigada João

Aqui não resisto em publicar um texto recebido do João ao qual eu desde já aproveito para enviar uma beijoca por tudo que me tem dado e pelo que tem partilhado comigo ao longo destes anos. Há palavras que vêm ter conosco nos momentos mais próprios e o João tem esse dom, em enviar-me/fazer-me cruzar, sempre em coisas boas nos momentos certos :)


Orações para o caminho

"Perguntei uma vez ao padre Tolentino de Mendonça, poeta, escritor e tradutor de poetas mais ou menos errantes, se me podia dar orações para o caminho. Ele disse que sim. Mandou-me textos maravilhosos, orações simples, escritos profundos que dão outra inspiração aos dias e mais sentido às noites escuras.
Palavras para dizer nas manhãs claras, repetir nas horas de dúvida e nos momentos de exaltação. Preces para rezar nos tempos de incerteza e nas travessias dos desertos mas também nos instantes em que a vida se torna um imenso devaneio de luz sobre o azul.
Agora que o mar resplandece e tudo brilha à minha volta, lembro-me da oração que pede o discernimento e sublinha a evidência."

... Ajuda-me Senhor a receber cada dia como um dom. Ajuda-me a reconhecer que nada me falta, que Tu me deste tudo aquilo que é necessário para fazer da vida uma coisa feliz e com sentido.
Mesmo que me falte o universo inteiro, nada verdadeiramente me falta.
Mesmo que eu espere muito do amanhã, devo saber que tenho tudo hoje.
Ajuda-me a limpar o olhar, poluído e agravado por juízos, consumos e ressentimentos.
Que eu saiba acolher a vida como a oportunidade que ela é.
Se acontecer o meu coração andar ferido, recorda-me Senhor aquele santo que dizia:
“Nenhum coração é tão inteiro como um coração ferido”...

publicado por Laurinda Alves

Sem comentários: