quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Desânimo


Todas as notícias hoje só me provocaram náuseas. É o dito Eng. Sócrates a mentir com quantos dentes tem na boca sobre o suposto relatório da OCDE, é uma Dra. qualquer falar dos alunos que saíram profissionalizados em ensino nos últimos anos, e que têm dúvidas em relação aos referidos alunos, agora professores, porque não acreditam na formação deles e que não têm que ser os alunos a ser a servir de cobaias, nunca ouvi falar mal de um Prof. Universitário ou é impressão minha? Eu tenho culpa de ter tido professores negligentes (que por acaso alguns até foram) mas é isso que faz de mim negligente. Eu que até tenho duas licenciaturas, já passei em dois estágios, um da área técnica e outro da componente pedagógica. Servi como professora com habilitação própria estes anos todos, faço a profissionalização à minha custa (cerca de 6000€ só porque gostei de dar aulas), não em serviço mas enquanto dava aulas, sem direito a redução no horário como os que a fazem em serviço, estou no chamado ano probatório (para não me pagarem o que deviam porque já dei provas vários anos do meu trabalho) e agora tenho que mostrar mais o quê. Não sejam ridículos que já metem nojo. Já avisei mas acho que não percebem, esta malta não vai ser parva toda a vida. Vai deixar de gostar de ser samaritano e lutar por uma causa que se chama educação, quando nos obrigam a pactuar com este absurdo diário que assistimos nas nossas escolas.
Não chegando, à noite noutro jornal vejo todos os casos de corrupção (ou suspeição) dos ricaços, dos bancos, do Freeport, dos assaltos por jovens armados a um café em plena luz do dia, do caso Qimonda, da empresa das agulhas, etc……
No entanto por sua vez, passa também na TV, as empresas de sucesso sejam médias ou grandes onde o que sai da notícia é o factor de motivação com que aqueles funcionários trabalham. Lógico, alguém tem dúvidas que com pressão, arrogância, inflexibilidade não chegam a lado nenhum?
Por outro lado, ouviram o Obama dizer que estratégias estão a pensar para o país para não ter n pessoas no desemprego e criar postos de trabalho? É tal e qual com a mesma convicção que aqui.
Estou farta destes bananas todos. Morte à burrice e incompetência, aos corruptos e malfeitores. Já chega de ser o pobre a pagar estas dívidas. Venha a cadeira eléctrica.
A de Felgueiras parece um pavão depois de toda a gente saber que quem não deve não teme e não se passa para o outro lado do Atlântico a curtir uns bons tempos nas praias brasileiras; os pedófilos só o patareco do Bibi é que vai levar no pelo. Todos os casos de fraude; fuga ao fisco, nenhum dos ricaços ficou na cadeia, tirando o banana do Benfica que alguém lhe deve ter arranjado uma boa rasteira. Os tipos do Porto (Porto, Boavista e companhia limitada) é que são mesmo espertos, a ver se alguém lhes põe a mão em cima, qual apito! Ainda dão um banho de gozo ao povo.
E vou para por aqui que estou a ficar deprimida e preciso dormir relaxada. Sim porque ficar deprimido está na moda e eu sigo sempre as tendências :D

8 comentários:

Victor disse...

Bem amiga, com frequência vejo os artigos no teu blog e, denoto sempre uma negatividade extrema, claro que ás vezes pergunto a mim mesmo, se vivo num circo?? Certamente que não!!
Bem, não tenho 2 licenciaturas, nem dou aulas para ver o lado de lá dos professores, mas como cidadão compreendo perfeitamente o desanimo dessa classe, que vive sucessivamente de maus tratos!
Assim penso cada vez mais, reformular o conceito de cidadania, dado que se alteraram significativamente as circunstâncias em que ela é vivida e tem de ser exercida, o que implica o reconhecimento de diferentes escalas de cidadania, que vão da mais restrita, a nível local, à mais ampla , a nivel planetário!

CIDADANIA- conjunto de direitos, que garantam aos individuos de um Estado a participação na vida politica, com o consequente dever de contribuírem para a resolução dos problemas da comunidade.

Será que é isto que vivemos actualmente?! Acho que não!
Voltemos ao tempo da Grécia antiga...
"Os homens não se associaram apenas para viver, mas sobretudo para a vida boa. Caso contrário, existiriam cidades de escravos ou mesmo de animais; mas é impossível existirem cidades de escravos e animais, porque estes não partilham da felicidade nem escolhem o seu modo de vida.(...) Aristóteles , Política III
Bem, atenção que a definição de Escravo naquela época, não é a mesma da actualidade... será que o cidadão actual não sofre de escravidão de variadas formas?? SIM!
Sofremos o efeito da Globalização, e como um poeta disse:
"Basta uma borboleta bater asas na Amazónia, para chover na Europa..."
Assim, temos a necessidade de formar cidadãos responsáveis, leais a comunidade e que invistam no dialogo crítico, preocupados com o interesse comum, e mais uma vez digo que é urgente a redefinição da cidadania e o repensar da própria Ética em termos de comunidade global!!

O ovo estrelado disse...

...desânimo por causa desses casos todos!?!?...devias era rir-te e brindar pois nem o brasileiros têm um carnaval tão variado em temas e controvérsias [ainda que de corrupção e sacanagem eles sejam mais profissionais do que nós] com a vantagem que de distrairem a atenção das pessoas ao longo do ano. Aliás, a certa altura todos acabamos a discutir os mesmos assuntos, a repudiar o comportamento das mesmas pessoas...daah!Eu vejo todos esses episódios ocm o devido distanciamente e mais como "fait-divers", e para mim se fulano a ou b cometeu este ou aquele delito, pior para ele. Se não foi considerado culpado, paciência, se for culpado, pior para ele...pois é ele de que se trata e não EU! prefiro viver tranquilo com a minha consciência e não entrar numa roda vida de angústia e apoquentamento, ou, apanhando a boleia do anterior comentário não purifico a minhaalmas por meio de nenhuma uma descarga emocional provocada pelos dramas desses "outros". Só vivo com intensidade, os dramas e problemas de quem nutro admiração (mesmo que só os conheça pelo simples bater de um tecla)...por esses faço o possível e tento o inalcansável. Os "outros" presenteio-lhes com o meu sincero despeito!...mas o que ia agora mesmo era uma boa malga de tinto cheio e uns rojões!! não achas!?...

...eu ainda não ouvi essas declarações dessa doutora mas certamente deve ser daquelas que no meu meio designamos de "Sra. doutora da mula russa", doutorada em ciência incógnita e profunda conhecedora da ignorância!!...haja paciência para aturar essa gentalha!!

Nasci Maria disse...

Ovo não lesse eu esta tua frase e não te reconheceria!!!

É lógico que eu vivo de acordo com a minha consciência o problema é apenas e unicamente um. A falta de consciência dos outros por em causa todo um esforço MEU por este bando de bananoides.

Já viste hoje em França?

Nós somos mesmo de brandos costumes.

É lógico, é simples de ver, os próprios professores até se uniram mas cada Conselho Executivo faz as coisas à sua maneira e de forma bem pensada o ministério com a estupidez de uns e ignorância de outros conseguiu que nos separassemos outra vez. Se todos se juntassem como deve ser e criassem lógicas bem definidas tudo seria diferente. Onde é que eu aqui tenho garantias por parte de algum sindicato de não me cortarem a cabeça se não fizer o mínimo exigido neste processo escabroso que nos estão a impor?!
Não aceito ouvir pessoas que já tanto lhes faz, como eles dizem, nos criticarem quando eu estou a um passo de poder garantir a minha estabilidade. Estes governantes são tão rídiculos que ainda noutro dia lançaram um despacho sobre a Coordenação das TIC que já foi mandado anular. Isto é assim, lançasse a batata, pega ok, não pega deita fora. Não deitaram fora esta avaliação falsa e injusta porque só vêm números, se pensassem mesmo na Educação já tinham dado o braçinho para o povo torcer.

Este desânimo é porque eu já ouço poucas notícias e quando me atrevo a ligar a tv só ouço desgraça.

Viste a cena brutal em Los Angeles de um casal que ficou desempregado com montes de filhos 6 ou 7 se não me engano, e o marido matou toda a gente e no final suicidou-se, pior foi acordado pelo casal. Não tenho estômago para ver estas coisas.

Nasci Maria disse...

Quanto ao Victor tenho apenas a dizer que não vê assim com tanta frequência assim o meu blogue senão não diria ou classificaria de negatividade extrema o que digo. Diria que tenho um senso crítico apurado e não ando a dormir.

Se conseguirem andar animados a ver o Mundo pegar fogo força. Eu estou cá no meio, não aprendi a lutar como tu, portanto tenho que me prevenir. Não vá vir aí uma Guerra Mundial.

Quanto à vida é de extrema positividade, nunca estive tão bem como agora, mas acho que isso tu já sabes.

Bj

O ovo estrelado disse...

ALF caríssima, a greve em França foi um flop!...muito pouca adesão comparativamente com a última!...quando eu me refiro aos "outros" não me refiro a esse casal americano que viveu essa tragédia, nem a todos aqueles que que sofrem o desespero de não ter emprego por estes dias!! refiro-me aos "outros" que se andaram a divertir à nossa custa, e continuam a exploraram a nossa dignidade!!A esses, sento-me ligo a televisão e esboço um sorriso de desprezo...pois o desprezo é o sentimento mais suave que lhes dedico!!quanto à nossa amiga particular LRodrigues, ela e todo o executivo hão-de cair podres pela raiz!!!...politicamente estão mortos mas ainda não se aperceberam!!... a verdade é como o azeite, um dia há-de vir ao de cima!!

Victor disse...

Amiga, para uma pessoa que entra em "ebulição" aos 50º como Tu, é normal que todas estas injustiças baixem o moral de quem tem sentido de mudança ou lute por isso na vida. "É dessa negatividade que falo"
Não querendo de nada ferir susceptibilidades, afirmo, parte dos problemas actuais, é causado pela passividade do "cidadão", daí compreender perfeitamente o revoltante que é, ver a burrice que existe neste país, principalmente para quem ensina e luta para uma melhor cultura dos jovens... enfim!!
É triste numa democracia tão recente, um jogo político de ping-ping, onde quem governa, tenta beneficiar sectores onde após o seu legado no poleiro, passam assumir lugares de chefia no sector publico e privado...
Neste País ou neste Mundo, nada me espanta mais!
Eu, devido á minha condição, ao qual estou privado do direito à greve, ou qualquer manifestação publica, com risco de perder a minha liberdade, apenas lamento e tento lutar, mesmo que de forma Filosófica, para uma mudança a curto prazo deste PAÍS DE BANANAS GOVERNADO POR SACANAS!

Anónimo disse...

Bla bla bla
Só fala quem tem a barriga cheia! Menina Ana, se tem duas licenciaturas é porque teve a oportunidade de as tirar, sendo a avaliação de escolha de futuro sua! Por isso, remedeie-se com o que escolheu. Quanto ao pais se está no estado que está isto deve-se ao povo, é ele quem Vota. Quanto as novas oportunidades, que já se falou por aí, tem o nome certo, NOVAS OPORTUNIDADES, ou diz-me, se tivesses 50 anos, os seus pais não tiveram OPORTUNIDADE de pagar uns bons estudos, FICAVA A OLHAR...VIVA a realidade que temos, se a vida de professor era boa, a uns anos atrás, olhou para a profissão dos seus professores como uma boa vida, por facilitismo ou então fugir a algo mais, como já referi, a escolha foi sua.
Aposto que anda por aí muita gente, que se esforçou muito mais na vida que você, gastou muito mais e ainda não tem vida fácil, não deve ter tempo para ir a blogs, escrever sobre isto e aquilo, sabores e dessabores, animos e desânimos, mas tá vivo e VIVE. Como disse o OVO, "é ele de que se trata e não EU! prefiro viver tranquilo com a minha consciência e não entrar numa roda vida de angústia e apoquentamento"
Faz o mesmo ...

SPTF

Nasci Maria disse...

Bem em primeiro lugar quem não dá a cara pelo que diz ou pensa para mim não tem crédito nenhum.

Não conhece a minha vida ou sabe como eu a consegui conquistar por isso não pode falar assim.Caso contrário quem diz blábláblá sou eu!
Eu estou de consciência tranquila e muito.
Concordo com as novas oprtunidades não me ouviu nunca dizer o contrário certamente, desde que essa oportunidade custe tanto a conseguir como todas as minhas licenciaturas e quase 30 anos a estudar.
Não, não entrei para a carreira por me querer escapar a trabalho, até porque se me conhecesse até ficaria corado com tamanha boca infeliz.

Sim cada um sabe de si e se Eu não gosto de ver o meu País cair na Merda por causa de um bando de incomptentes nacionais e internacionais, desculpa lá!