sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O ser Limiano

Estando eu no Algarve imigrada, é com orgulho que vejo a forma como as pessoas me tratam a partir do momento que sabem que sou de Ponte de Lima.

Efectivamente há uma boa receptividade por parte da população Algarvia perante os nortenhos, não sei bem ainda se politicamente correcta ou não, mas não me parece. São muitos os nortenhos que encontro, inclusivamente a trabalhar comigo que com saudosismo recordam e vivem o que é o Norte do país. Pessoas que já cá vivem há vários anos por razões de diferente ordem, mas o que é certo é que não há nenhum que não defenda o Norte com afinco.
Ontem enquanto conversava com um Sr. que não me recordo o nome, marido de uma das funcionárias da escola onde lecciono, dizia que era do Norte, da vila mais bonita de Portugal, onde obviamente me levou a questioná-lo qual. Lógico que não concordando, lhe disse que ia concordar comigo se eu lhe dissesse qual era a minha. Quando lhe falei de Ponte de Lima, o mesmo deu um suspiro e disse, "Ah sim, Ponte de Lima é muito bonito!" Ora desde logo tivemos conversa onde recordavam não só a comida como os nossos belos jardins e a beleza da vila.

Lamento apenas que estejam a estragar o que de mais genuíno temos, a simplicidade, o ser pitoresco e harmonioso.

Espero bem que o bom senso comece a imperar por essas bandas para que continue a poder dizer com orgulho a terra de onde venho!

2 comentários:

Guilherme Faro disse...

Até eu, que sou brasileiro, acho Ponte de Lima a vila mais bonita de Portugal! :) Não sei se sugestionado pela minha segunda família (vocês) ou pela minha própria, de Trás-os-Montes, que acho o norte de Portugal deslumbrante! Não me canso de rever as fotos.

Sofia Carvalho disse...

Oh anita, esqueceste-te de Barcelos. ahahah.
Tens razão ponte de Lima deve ser das vilas mais bonitas que conheço! Tenho saudades de lá ir! beijinhos e boa viagem!
Estou a fazer contas já;)