quarta-feira, 4 de novembro de 2009

República das Bananas continua




As últimas notícias relativamente ao Processo Face Oculta (vejam comentário do Mário Crespo no link abaixo) só fazem sentir-me mais enjoada com esta nossa pequena e triste condição de povinho!


Notícias de fraude, incompetência, corrupção, falta de valores e outros termos do tipo, associados aos nossos governantes principalmente no que a dinheiros públicos diz respeito é agonizante.

Estamos nós em constante sacrifício, afastados de tudo e todos que gostamos para ter dinheiro ao final do mês para pagar as contas, já não falando dos que nem dinheiro para pagar as contas até ao final do mês têm e a trabalhar como deve ser. Esperar, sempre esperar que dias melhores virão e quiçá um dia até valha a pena o meu/nosso esforço, enquanto estes senhores gozam todos os dias com a nossa cara.

Todas as vezes que me aventuro a fazer os 700km de autocarro e me deparo com vários professores na mesma condição que eu reparo o quão deprimente e injusto se está a tornar tudo isto. Quantas familias estão desencontradas, quantos casais separados, quantos filhos longe das mães... É ouvir as conversas e sentir as náuseas fluir pelos poros.

Volta-se a falar de avaliação de docentes, da carreira, (...) mas infelizmente não acredito que os meus queridos colegas que de repente se viram num patamar diferente, quer em termos de "direitos" em relação ao vulgar professor, quer em termos monetários deixem que isto mude assim tanto. Já não falando nos Senhores Directores (professores) que viram os seus vencimentos crescer e crescer. Aguardo paciente para ver ...

A única causa que ainda me move é apelar aos jovens que comigo trabalham que lutem por um futuro melhor e não deixem que continuem a brincar com eles. Apelar ao seu brio, ao esforço por vidas melhores. Fico triste ao ver o futuro de grande parte deles, pois são evidentes.

Todos os anos me deparo com alunos que vivem em situações familiares deprimentes, histórias de vida decadentes e este sistema só contribui para que continuem a ser medíocres. Não se pede a este povo (jovem) que lute por serem os melhores naquilo que fazem, mas que apenas passem, progridam, avancem porque é importante ter um certificado.

Acho que basta de brincar com isto. Estou farta deste povo brando. Sinto-me asfixiar sempre que calo o que vejo, o que sinto, pelo que luto. Não se rendam ao mínimo!

Basta de palhaçada!



Sem comentários: