terça-feira, 25 de agosto de 2009

O Sucesso

Educação
Governo salienta redução para metade do abandono e insucesso escolar
24.08.2009 - 09h06 Lusa
A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, afirmou hoje que os resultados escolares do ano lectivo 2008/2009 revelam uma "redução para metade do abandono e insucesso escolar" nos últimos anos."O mais importante é a redução para metade do abandono e insucesso escolar. Os dados deste ano apontam para uma redução consolidada", afirmou à Lusa Maria de Lurdes Rodrigues. "Atingimos valores muito significativos, que têm como consequência o aumento do número de alunos naqueles anos em que o insucesso e o abandono eram mais sentidos, naqueles anos de escolaridade em que se vinha a perder alunos há mais de uma década", sublinhou. A taxa retenção no ensino básico atingiu sete por cento no último ano lectivo, e no caso do ensino secundário 18 por cento. "Atendendo a que, no passado, a taxa de insucesso no ensino básico foi da ordem dos 14/13 por cento e que no caso do ensino secundário foi da ordem dos 35/36 por cento, o que podemos considerar é que reduzimos para metade o insucesso e o abandono em todos os níveis de ensino e em todos os ciclos de escolaridade", afirmou a ministra. Maria de Lurdes Rodrigues atribui esta evolução a "um conjunto de medidas que permitiram às escolas e aos professores dispor dos meios para combater as dificuldades de aprendizagem e o insucesso escolar". "Atribuo a medidas como os planos de recuperação, os cursos de educação e formação, generalização de currículos alternativos, o maior tempo de trabalho dos professores com os alunos, mas também a estratégias que foram desenvolvidas pelas escolas de ir buscar os alunos ao abandono", argumentou. "Tivemos nestes dois últimos anos, mais de 60 mil alunos que estavam fora da escolaridade obrigatória e que as escolas acolheram e procuraram criar condições para que concluíssem o nono ano", acrescentou.

Não poderia deixar de publicar esta notícia aqui, apesar de já ter saído ontem. Como já tanta gente comentou este maravilhoso mérito da nossa Ministra e do seu Governo, deixo ao Vosso bom senso analisar os factos para que possam tirar as conclusões necessárias.

http://www.twingly.com/search?q=link:http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1397431

Analisem! Pode ser que assim, o seu superior hierárquico, lhe dê um Excelente ou Muito Bom para ela poder progredir na sua brilhante carreira.
Não se esqueçam é que o povo é quem mais ordena!

1 comentário:

O ovo estrelado disse...

.....este sucesso tem pés de barro! trata-se sem dúvida nenhuma de uma vitórioa de pirro que este governo finalmente conseguiu face à terrível estatística das últimas décadas...a questão que se coloca é a que preço!fazer depender da classificação dos professores do facto de estes serem generosos e compreensivos, ignorar as associações das diferentes especialidades que pugnam por um ensino de qualidade, semear ventos de discórdia entre a classe, olhar para os jovens e crianças copmo meras cobaias de sucessivas remodelações. Como diria um dia destes um demógrafo, contribuiria mais o governo tornando o ensino gratuito, do que o TGV ou o novo aeroporto! Cá opta-se pela burocracia de uma avaliação (que se pretende e se deve ambicionar!) dificulta-se o trabalho de quem pretende ensinar e cuultiva-se o facilitismo em prole dos bons resultados no papel. É a política do compre hoje e talvez ,s e conseguir, pague amanhã! Amanhã loo se vê, entretanto venham os saldos...só que acredita no vendedor da banha da cobra, sente a cura para as maleitas!