segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Nossa Proposta Simplex

Este ano, e aceitando o desafio do Jorge que disse, que em vez de reclamar devia participar, lançei o desafio aos amigos destas lutas Hélia Lima e Luís Figueiredo.

Assim resolvemos expor a nossa ideia através do programa Simplex.

Designação:

Centralização e Uniformização de Modelos de Documentos

Quem é o destinatário principal?

Interna à Administração Pública

O que motiva a sugestão? Descrição do problema/situação actual:

Em praticamente todos os estabelecimentos de ensino se verifica anualmente uma dificuldade / problema reincidente, relacionado com os modelos de documentos a utilizar pelos docentes e outros membros da comunidade escolar, em actas de reuniões de turma, actas de reuniões de departamento, actas reuniões de Pedagógico, participações disciplinares, em suma, num vasto leque de situações que exijam o registo da informação num documento formal, o qual obedece a uma estrutura/formato definido pela direcção de cada instituição de ensino. A presente sugestão surge, por conseguinte, motivada pelo elevado número de profissionais que se deparam anualmente com a dificuldade de identificar o modelo de documento a utilizar num determinado contexto e do trabalho que anualmente alguns profissionais têm em criar esses modelos.

O que se pretende alcançar? Objectivo da simplificação:

A simplificação proposta visa conceber um sistema, acessível via Web, que permita a qualquer docente, ou outro profissional enquadrado numa qualquer instituição de ensino, identificar e obter o modelo de documento, ajustado à sua instituição de ensino, adequado ao contexto em que se encontra. Por outro lado, visa-se igualmente uniformizar todo um conjunto de documentos, que por um pormenor ou outro, diferem de instituição de ensino para instituição de ensino.

O que fazer? Descrição da solução encontrada:

A solução encontrada consistirá pois em conceber uma plataforma, num ambiente Web, dividida em duas grandes áreas. Por um lado, uma área de administração reservada a cada instituição de ensino, onde estas deverão recriar a sua estrutura orgânica, seleccionando os departamentos, grupos disciplinares, e demais órgãos, com base numa lista comum a todas as instituições de ensino, para assim se atingir a pretendida uniformização. Por outro lado, uma área de utilização destinada aos docentes e outros profissionais (utilizadores finais dos modelos) os quais apenas necessitarão de indicar, a partir de um conjunto de dropdowns, a informação mínima necessária à identificação do modelo, disponibilizado no último passo deste processo o modelo do documento em ficheiro. Para que este sistema seja funcional e exequível, é apenas necessário que a estrutura principal de cada documento seja previamente definido pelo Ministério da Educação, em conjunto com as diversas Direcções Regionais de Educação.

Quais os benefícios?

Através da plataforma em ambiente Web, qualquer docente (ou outro profissional de uma instituição de ensino) passará desta forma a ter acesso aos modelos dos documentos oficialmente definidos pelo Ministério da Educação e personalizados para a sua instituição de ensino, qualquer que seja o local onde se encontre, desde que tenha disponível um acesso à Internet. Adicionalmente, minimizam-se vários problemas recorrentes, nomeadamente: a necessidade de, anualmente, refazer os modelos; evitar alterações inadvertidas dos modelos; dificuldade em localizar os modelos; e dificuldade em aceder aos modelos, entre outros.
 
Contudo não acharam pertinente e aqui estão as ideias para votação:
 Se gostarem da nossa podemos vende-la colocando-a em prática, desenvolvendo-a ou mesmo teremos todo o gosto em colaborar com o Ministério da Educação para a por em prática.

Sem comentários: