quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Magalhães

Para quem não conhece aqui fica o link:
http://www.instituto-camoes.pt/cvc/navegaport/d28.html

Depois de lerem perceberam que este Senhor irá ficar muito chateado pelo Exmo. Sr. Eng. Sócrates ter colocado o nome dele na baila sem pedir autorização. Até porque para ser uma causa nobre teria que ser pensada. Mas como vem sendo hábito no nosso país as casas começam-se pelo telhado.
É bonito de ver as escolas apetrechadas de novas tecnologias, sem terem técnicos para lhes fazerem a manutenção, sem professores preparados para de um dia para o outro ficarem a dominar uma ferramenta/tecnologia para a qual nunca tiveram formação. Quadros Interactivos, Portáteis para todos os alunos inclusive o Magalhães para os meninos que dizem que é giro para "jogar jogos" e "ir à Net". É também engraçado quando se ouve dizer na televisão que terão que ser os pais dos alunos a restringir sites, a bloquear programas para os meninos utilizarem os pc's fora da escola. Quantos pais saberão fazer isso? Será mais uma tarefa para os profs de informática fazerem, ou estes não precisam de preparar aulas, materiais e afins? Dentro da sala de aula serão os professores a monitorizar o Magalhães, quantos professores estão preparados? Já ouviram falar em segurança/insegurança na Internet? Já ouviram falar dos perigos que representam para as crianças e jovens, que não têm pais atentos, das problemáticas do mau uso da mesma?
Os únicos a ter formação foram os coordenadores de TIC que tiveram uma formação de 2 dias e ficaram certamente aptos para formar os seus colegas. Sim porque eles têm imenso tempo para isso pois não têm já uma série de pc's nas escolas para gerir, programas no âmbito das TIC para apoiar como por exemplo Moodle, Página Web das Escolas, e afins.
Será que isto irá trazer assim tantos benefícios? Ou vão obrigar os professores de todas as disciplinas a utilizar os pc's dos alunos para rentabilizar o investimento?! As salas estão hoje todas preparadas para utilizar esses pc's? Estão os programas das diferentes disciplinas adaptados às novas tecnologias? Que tempo têm os professores para preparar materiais recorrendo às novas tecnologias e colocá-los disponíveis em plataformas como Moodle's e afins?
Tenho que concordar com o meu "amigo" ovoestrelado que em determinadas situações tenho saudades do giz. Quanto às aulas serem seca com o giz tenho a dizer-vos que todas as aulas são seca, todas sem excepção, isto porque já os ouvi queixar que não fazer nada é seca, ir à net sem ser para sacar é seca, ter que ler o que está na Net é seca, passar textos e formatar documentos é seca, criar páginas Web é seca, Educação física cansa, História dá sono, enfim nada é bom nada é positivo. Pudera, é tudo tão fácil de fazer e conseguir agora que é uma seca ter que andar na escola, basta aparecerem no exame final e com jeito ainda temos que os ir buscar a casa e pedir por favor.
Tenho também que admitir que tenho conhecido alunos muito interessantes e que felizmente não têm esta visão das coisas e têm muita noção dos riscos que enfrentarão no futuro deles se não se puserem finos. A todos eles os meus votos sinceros de muitas felicidades e muito sucesso e que não desistam nunca de querer ser melhores. Quanto aos Eng.’s politizados que pensem antes de construir a ponte porque se ela cair com muita gente em cima o caso pode ser muito grave.

3 comentários:

O ovo estrelado disse...

Em nome dos engenheiros não politizados, mas com opinião política o meu sincero agradecimento...fiquei ainda mais elucidado sobre o contributo do Mistério da Educação em matéria de acção formativa!...vai ser lindo!...se vai!...

Nota: a OE só confere o grau de engenheiro a quem está incrito, o que não me parece que seja o caso do nosso PM, nestes caso fiquemo-nos pelo Sr. Licenciado;

Nasci Maria disse...

Nota importante:

Não quero de todo ofender os engenheiros, os verdadeiros, os inovadores os que têm espírito de engenheiro, os que pensam sempre mais além e arquitectam os seus projectos com cabeça, tronco e membros.

Anónimo disse...

Qualquer comentário seria redundante e desnecessário.
Força Amiga que o teu grito há-de dar frutos :)
kiss